O Dramaturgo

 

Home

 

 

Peças Teatrais

 

O MARTELO

Direção de Aderbal Freire Filho. Montagem com Ney Latorraca, Barbara Bruno Goulart e Eddy Botelho.

Comédia Policial, estreou em 1998 no Teatro Ruth Escobar. Permaneceu dois anos em cartaz, sendo apresentada nas principais cidades do Brasil.

 

 

É O FIM DO MUNDO!

Direção de Johanna Albuquerque. Com o Grupo Os Cínicos. Estreou no Teatro SESC Anchieta, em julho de 1996, continuando a temporada no Teatro Paulo Eiró.

Primeiro Lugar no Concurso de Dramaturgia do SESI-SP – 1995.

Publicada em livro pela Editora do SESI – 1995.

Prêmio de Montagem da Jornada de Teatro do SESC – 1996.

 

MOCAMBO

Direção de Ary França. Com Ary França e Renato Modesto.

Em produção, com estréia prevista para o primeiro semestre de 2002.

 

Algumas Palavras da Crítica

 

“Brilhante seria uma qualificação adequada para É o Fim do Mundo!, espetáculo em cartaz em São Paulo, apresentado pela Companhia Os Cínicos.”

Mariângela Alves de Lima

 Caderno 2 - O Estado de São Paulo, 09 de agosto de 1996

 

“O autor estabelece uma narrativa interessante, cheia de meandros e de cumplicidade com o público.”

Maksen Luiz (sobre “O Martelo”)

Caderno B - Jornal do Brasil - 08 de maio de 1999

 

“As cenas são cuidadosamente arquitetadas e desenvolvidas, a preocupação com a tensão é central, a trama é carregada de surpresas e reviravoltas, enfim, a “carpintaria”, como se diz, não poderia ser mais consciente.”

 “Talvez o autor, o jovem e talentoso Renato Modesto nem saiba... mas “O Martelo” remete a “An Inspector Calls”. É a mesma sinuosidade de “thriller”, também a mesma situação, até o mesmo inspetor. E Modesto sabe escrever para teatro.”

 

Nelson de Sá

Ilustrada - Folha de São Paulo - 31 de julho de 1998

 

Texto sobre "O Martelo"

Ney LatorracaNey Latorraca comemora 35 anos de carreira
com a estréia de "O Martelo"

Trinta e cinco anos de palco. Em "O Martelo", que estreou dia 29 de julho no teatro Ruth Escobar, em São Paulo, Ney Latorraca comemora três décadas e meia de luzes, textos e aplausos. "O Martelo" traz também os atores Edilson Botelho e Bárbara Bruno no elenco.

"O Martelo", de Renato Modesto, é um thriller de enredo intrigante e original. Alia suspense e humor; diverte, encanta e surpreende o público. Ao contrário do que acontece em outras histórias policiais, o espectador de "O Martelo" não é apenas testemunha dos acontecimentos, mas torna-se cúmplice do personagem.

A peça é um misto de nonsense, ironia, comédia e mistério, trazendo de volta aos palcos um gênero tão apreciado e tão pouco explorado pelo teatro brasileiro.

"O Martelo" é a história de Pedro e Maria, um típico casal jovem da classe média envolvido em uma série de acontecimentos inesperados.

Renato Modesto utiliza o recurso dramático em que um personagem é interpretado por mais de um ator, contribuindo para a participação do público no clima de loucura da história.

Aderbal Freire Filho assina a direção, J.C. Serroni o cenário e Ricardo Almeida o figurino. A trilha é de Wandi Doratiotto e a iluminação de Maneco Quinderê.

A produção é da Latorraca Produções Artísticas e da Níssia Garcia & Bárbara Bruno Negociações Artísticas.